INICIO

domingo, 28 de outubro de 2012

TIPOS DE SONDAS E TAMANHOS

A sonda nasogástrica ou sonda curta é introduzida através do nariz ou boca até o estômago. As mais comumente usadas são: sonda de Levin, gástrica simples, Nutriflex, a Moss e a Sengstaken-Blakemore (S-B).
As sondas gástricas geralmente são curtas e pode ser introduzida pelo nariz ou pela boca, pode alcançar o estomago. A mais utilizada é a sonda de Levine, que possui uma única luz, variando para adultos, do número de 14 a 18 Fr.
As indicações das sondas gástricas são:
  • remover líquidos e gases do trato gastrintestinal superior;
  • obter amostras do conteúdo de ácido do estomago (acidimetria);
  • Administrar medicamentos e alimentação (gavagem)
“Uma sonda nasogástrica é aquela inserida no nariz, alcansando o estômago. As sondas nasogástricas são menores em diâmetro do que as orogástricas,embora sejam maiores e mais curtas do que as nasoentéricas.Algumas possuem mais de um canal,ou lúmen,em seu interior”
As sondas nasoentéricas são mais compridas do que suas contrapartes gástricas, o que permite colocação no entestino delgado. São basicamente utilizadas por duas razões: oferecer aluimento ou retirar gás e drenagem líquida do intestino delgado”
“A sondagem vesical é a introdução de uma sonda ou cateter na bexiga, que pode ser realizada através da uretra ou por via supra-púbica, e tem por finalidade a remoção da urina. Suas principais indicações são: obtenção de urina asséptica para exame, esvaziar bexiga em pacientes com retenção urinária, em preparo cirúrgico e mesmo no pós-operatório, para monitorizar o débito urinário horário e em pacientes inconscientes, para a determinação da urina residual ou com bexiga neurogênica que não possuam um controle esfincteriano adequado”   
“A sondagem vesical pode ser dita de alívio, quando há a retirada da sonda após o esvaziamento vesical, ou de demora, quando há a necessidade de permanência da mesmo. Nestas sondagens de demora, a bexiga não se enche nem se contrai para o seu esvaziamento, perdendo com o tempo, um pouco de sua tonicidade e levando à incapacidade de contração do músculo detrursor; portanto antes da remoção de sonda vesical de demora, o treinamento com fechamento e abertura da sonda de maneira intermitente, deve ser realizada para a prevenção da retenção urinária”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACABEI DE CRIAR.........

Postar um comentário