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quarta-feira, 6 de abril de 2011

ESPECIALIDADE DE FLORES RESPONDIDA


1. Desenhar ou fotografar 35 tipos de flores silvestres e identificá-las corretamente.
Item prático.
2. Desenhar e classificar corretamente, ou apontar numa flor ao natural, as partes da mesma: pistilo, estame, pétala e sépala.
PistiloUnidade do gineceu, composta de ovário, estilete e estigma.
EstameÓrgão floral masculino, formado pelo filamento que contém sacos polínicos.
Pétala – Cada uma das partes distintas da corola.
Sépala – Cada uma das peças que forma o cálice das flores.
3. Dar o nome de seis famílias de flores e suas características peculiares. Dar o nome de pelo menos duas flores de cada família.
a) Malváceas - Gerânio, Ibiscos, Quiabo.
b) Aréceas - Anturio, Copo-de-Leite.
c) Ypomeáceas - ipoméia, Batata-doce.
d) Violáceas - Amor-perfeito, Violetas.
e) Compostas - Margarida, Zinia, Mal-me-quer.
f) Bignoneáceas - Flor-de-Ipê, Caroba.
4. Descrever o ciclo de vida de uma flor em particular, incluindo o papel dos insetos ou vento na polinização.
Para observar o nascimento e o crescimento de uma flor o melhor exemplo é o da zinia ou capitão. Coloca-se a semente no solo, cobre-se levemente para que o pardal não coma; vem a chuva regar e o sol aquecer, logo sai as cotiledoneas, duas folhinhas, em seguida mais o embrião que também são duas folhas e daí vão crescendo a folha oposta na altura de doze centimetros, surge no meio das ultimas folhinhas um botãozinho meio vermelhinho, depois de alguns dias desabrocha uma linda flor composta; aparecem as borboletas; monarca, papilo, rabo de andorinha, Dione vanilae, Anartia amatema, todas elas vem sugar o doce nectar e ao mesmo tempo levam nas patinhas o pólen para as outras flores da mesma espécie, fertilizando-as.
5. Citar pelo menos duas plantas que sejam venenosas ao toque, e mencionar, se houver, alguma que exista em seu bairro.
a) Aroeira - dá erupção na pele e incha, causando coceiras.
b) Urtiga - produz uma dorzinha irritante por várias horas. Existem no local duas espécies de urtigas.
6. Fazer três das exigências a seguir:
a. Desenhar ou fotografar uma série de pelo menos seis flores, mostrando, na ordem, as cores do arco-íris – vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, violeta.
Alguns exemplos: Vermelho (ibiscos), Alaranjado (verbenas), Amarelo (São José), Verde (beijo-de-frade), Azul (amarantos) e Violeta (cosmos).
b. Apresentar flores frescas, secas ou prensadas que tenham: cinco pétalas, quatro pétalas, três pétalas, nenhuma pétala.
5 (beijo-de-frade), 4 (flor-de-calancho), 3 (flor-de-trapueraba) e nenhuma (marcélia e amaranto).
c. De olhos vendados, distinguir e dar o nome de duas entre cinco flores silvestres ou cultivadas, usando apenas o sentido do olfato.
Item prático.
d. Alistar flores que você observou enquanto eram visitadas – para fins de alimentação – por:
a) Pássaros - brinco-de-princesa e ibisco.
b) Abelhas - flor-de-cerejeira, pessegueiro.
c) Borboletas - ziniz, cosmos, sempre-viva.
d) Mariposas - são noturnas, não se pode observar
e) Besouros - flor-de-trepadeiras, ipomeas
e. Observar uma flor durante pelo menos dez minutos, à luz do sol, e pelo menos dez minutos após o anoitecer, e relatar os insetos que a visitaram. Mencionar o número de visitantes, e o nome da flor.
Item prático.





ESPECIALIADE DE MAMIFEROS RESPONDIDA




1. Em que dia da criação foram criados os mamíferos?
No 6° dia. Lembre-se que o homem é um mamífero e foi o último a ser criado.
2. Relacionar quatro características de um mamífero.
São homeotermos (sangue quente), tem mamas para que seus filhotes se alimentem do leite materno, tem orelhas, tem o corpo coberto de pêlos, respiração pulmonar, dispõe de glândulas sebáceas (que produzem as unhas e chifres) e de sudoríparas (de suor).
3. Apresentar uma ou mais características peculiares de cada uma das seguintes ordens de mamíferos, e mencionar uma ou mais espécies de mamíferos encontradas em cada ordem:
a. Marsupial: Possuem uma bolsa para carregar o filhote. Ex: cangurú, coala e gambá
b. Insentívora: Comem insetos. Ex: tamanduá
c. Quiróptero: Mamíferos voadores. Ex: morcego
d. Carnívoro: Comem carne. Ex: felinos (gato, leão), canídeos (raposa, cão), Ursídeos e hienídeos
e. Pinípede: Carnívoros que vivem na água e terra. Ex: foca, leão-marinho, morsa
f. Roedor: Roem para se alimentar. Ex: rato e esquilo
g. Lagomorfo: Possuem dois dentes grandes em destaque. Ex: coelho
h. Artiodáctilo: Herbívoros que vivem no campo. Ex: boi, hipopótamo, veado, anta, cavalo
i. Sirenídeo: Ex: peixe-boi
j. Cetáceo: Vivem na água todo o tempo. Ex: baleias e golfinhos
4. Relacionar quatro mamíferos úteis, e explicar sua utilidade ao homem.
Vaca – dá leite, couro e carne
Ovelha – dá a lã
Cão – oferece companhia, segurança, meio de transporte, guia de cegos, etc.
Tamanduá – come cupins e formigas, equilibrando o meio ambiente
5. Relacionar quatro coisas que os mamíferos fazem e que são prejudiciais ao homem.
Rato – transmissor da peste bubônica e leptospirose.
Porco – transmissor da traquinose e fogo selvagem.
Gato – transmissor de raiva e micoses.
Raposa – ataca os galinheiros.
6. Relacionar quatro mamíferos que são completamente aquáticos e designar sua esfera na natureza.
Baleia-azul,
 cachalote,
orca,
jubarte,
golfinho e
beluga (oceanos). Boto e peixe-boi (rios e água-doce).
7. Citar o maior mamífero do mundo e dizer onde mora, como se alimenta e de que se alimenta.
Baleia-azul. Vive nos oceanos e se alimenta de plâncton que fica preso em sua barbatana.
8. Alistar oito espécies de mamíferos selvagens que você já observou e identificou pessoalmente.
NOTA: Coloquei 80 mamíferos encontrados em zoológicos brasileiros para que você possa escolher: Puma, leão, lince, tigre, pantera, onça (jaguar), jaguatirica, gato-do-mato, guepardo (chita), leopardo, raposa, gazela, alce, esquilo, lobo, elefante, rinoceronte, hipopótamo, girafa, urso, coelho, rato, gambá, cavalo, jumento, mula, cervo, anta, tamanduá, foca, golfinho, baleia-azul, boto, orca, cachalote, peixe-boi, doninha, boi, lebre, chimpanzé, gorila, macaco-prego, bugio, mico-leão, sagui, babuíno, porco, bisão, mandril, zebra, hiena, coiote, javali, chacal, camurça, antílope, lontra, ariranha, serelepe, cutia, ovelha, tatu, cachorro, gato, lhama, camelo, morsa, asno, dromedário, guaxinim, canguru, coala, morcego, capivara, castor, ornitorrinco, porco-espinho, bicho-preguiça, lobo-marinho, gnu, nilgai, ferret e cangambá.
9. Escrever ou contar uma história sobre: “Mamíferos Selvagens Que Já Observei”.
Item prático.























































DIDO ERA UM LEÃO DO CIRCO COLISEU, QUE TINHA CHEGADO NA CIDADE,QUANDO O CIRCO CHEGOU A PRIMEIRA JAULA ACHEGAR FOI A DELE QUANDO EU TAVA SAINDO DA ESCOLA EU E MEUS AMIGOS ACHAMOS AQUELE LEÃO MUITO GRANDE E BONITO NUNCA TINHAMOS VISTO UM LEÃO ANTES, MAS NOS PERCEBEMOS QUE DIDO ESTAVA COM FOME FICAVA PRA LA E PRA CÁ E ESTRESSADO ENTÃO EU E OUTRO AMIGO MEU FOMOS PEGAR UNS FRANGOS CONGELADOS QUE A COZINHEIRA DA ESCOLA TINHA JOGADO FORA ENTÃO NOS VOLTAMOS E DEMOS PRA DIDO, DIDO COMEU NUN ESTANTE SÓ MUITO RAPIDO NÃO DEU PRA TAPAR NEM O BORACO DO DENTE ENTÃO NOS FOMOS PEGAR MAIS FRANGO MAS QUANDO VOLTAVAMOS DA SEGUNDA VEZ O VIGIA NÃO DEIXOU QUE NOS O ALIMENTASSE ENTÃO NOS FOMOS PRA CASA, DEPOIS NO OUTRO DIA FICAMOS SABENDO QUE DIDO TEVE UMA TREMENDA DOR DE BARRIGA E NÃO PODE SE APRESENTAR NO CIRCO, MINHA VÓ FICOU SABENDO E ME DEU UMA PISA DE LASCA E NAUN DEIXOU MAIS EU IR PARA O CIRCO.

POR:ROMÁRIO OLIVEIRA

ESPECIALIDADE DE EXCURSIONISMO PEDESTRE COM MOCHILA




1. Discutir com seu instrutor o significado do lema: “Não tire nada além de fotos, e não deixe além de pegadas”.

2. Conhecer os principais conceitos em relação a vestuário, calçados e equipamentos para tempo chuvoso.

3. Conhecer os princípios essenciais à escolha de uma boa mochila. Em situação de emergência, o que pode ser usado no lugar de uma mochila?

4. Saber que objetos são essenciais no excursionismo.

5. Que tipo de saco de dormir é melhor para a região onde vai acampar? Conhecer pelo menos três tipos.

6. Saber arrumar uma mochila adequadamente.

7. Que tipos de alimentos são melhores para um excursionista? Visitar um supermercado e relacionar os alimentos encontrados que são apropriados. Com seu instrutor:
a. Preparar um cardápio para uma excursão de fim de semana, usando alimentos comprados num supermercado.
b. Aprender as técnicas de medir, embalar e etiquetar alimentos que serão colocados na mochila, para a excursão.
c. Fazer um lanche para a caminhada.

8. Conhecer as medidas de prevenção, os sintomas, e os primeiros socorros para:
a. Queimadura de sol
b. Bolhas
c. Hipotermia
d. Insolação
e. Exaustão
f. Mordida de cobra
g. Cólicas
h. Desidratação
i. Câimbra

9. Ter um estojo de primeiros socorros na mochila, e saber como usá-lo.

10. De acordo com seu peso, qual o peso máximo que você deveria carregar?

11. Saber três maneiras de encontrar â direção a seguir sem uma bússola. Demonstrar pelo menos duas delas.

12. Demonstrar o modo correto de colocar e tirar uma mochila sozinho e com ajuda de um companheiro.

13. Participar numa excursão de fim de semana com caminhada de pelo menos oito quilômetros, cozinhando suas refeições.


especialidade de geologia respondida

Especialidade de geologia
Unidade: scorpius
1. Apresentar o significado geológico das seguintes palavras:
a. Delta - os sedimentos depositados ao final do rios (onde entram no mar).
b. Areeiro - acumulação de areia perto das camas dos rios.
c. Depressão - formada quando o teto de uma caverna colapsa.
d. Lago do Cangalho - formada quando um rio faz um corte e elimina uma curva.
e. Morena - Amontoado de blocos carregados pelas geleiras.
f. Mesa (planalto escarpado) - montanhas planas, restos de planaltos elevados.
g. Leque Aluvial - formado quando desmoronamentos de barro chegam a um lugar plano.
h. Anticlinal - dobra cujos flancos se voltam para baixo e a convexidade para cima.
i. Sinclinal - dobra cuja concavidade è voltada para cima.
2. Descrever:
a. Um vulcão tipo escudo, comparado a um vulcão composto.
     O tipo escudo é formado por ação devagar (Hawai) e o composto é uma mescla de ação violenta e ação lenta (Chimborazo, Equador).
 
b. Como uma geleira se move, e quais evidências deixa em seu rastro.
As geleiras, conhecidas também como icebergs, são movimentadas pela força das águas, devido à densidade da água, pequena parte da geleira fica para fora da água (cerca de 10%), grande parte fica submersa. O rastro deixado pela geleira consiste de grandes pedaço de gelo que formam uma trilha por onde ele passou.
 
c. Como sedimentos são depositados no fundo da água.
Estes restos são levados no fluxo da água, até chegarem ao local determinado.
d. Os diferentes tipos de montanhas.
1) Montanhas Rochosas                                        2)cadeias de montanhas
        
3) Picos
e. Por que as margens de um rio ou riacho freqüentemente ficam mais cavadas do lado de fora de uma curva.
Para que a força da água se transfira para as laterais da barragem.
3. Saber em que categoria de rochas ((a)sedimentares, (b)metamórfica ou (c)ígneas) encaixam-se as pedras a seguir:
(b) Granito    (B)mármore      (B)basalto       (b)ardósio             (B)gnaisse  

          
           (a)xisto                  (a)arenito      (a)conglomerado   (c)lava          (c)argila              
4. Tirar uma fotografia ou fazer um desenho de cada uma das características geológicas a seguir:
a. Uma camada de sedimentos que seja mais áspera no fundo e fique mais macia em cima (Geralmente chamada de estratificação em camadas).
 estratificação.
b. Marcas de ondulação na areia ou lama (se possível, mostrar com uma seta a direção da corrente).
 ondulação na areia.
c. Erosão
 erosão.
d. Rachaduras na lama (estas geralmente são encontradas após uma forte chuva ou alagamento, quando a lama começa a secar).
 rachadura na lama.
e. Perfil do solo ao longo das margens de um rio ou de uma estrada (você deveria poder perceber como o solo geralmente adquire uma coloração mais clara da superfície em direção ao fundo da terra).
 perfil do solo.
f. Banco de areia (os mesmos geralmente podem ser encontrados ao longo de riachos, rios ou do mar).
 banco e areia.
Item prático.